Blog

Mitos e verdades sobre cerca elétrica
14 SET
  • Mitos e verdades sobre cerca elétrica

Mitos e verdades sobre cerca elétrica

Com a popularização dos sistemas de cerca elétrica na década de 2000, surgiram muitas duvidas e muitos mitos sobre as cercas elétricas, as quais trataremos a seguir.

1. A cerca elétrica mata animais e pessoas ?
Não. Nos filamentos ou fios da cerca elétrica, apesar de possuírem uma tensão alta (8.000 volts), elas não possuem amperagem ou corrente de carga. Sendo assim fica impossível matar pessoas ou animais. Isto porque a central de choque não emite amperagem e sua tensão é pulsativa, ou seja intermitente não sendo possível sequer ficar grudado na cerca.

2. Então porque vemos noticias de pessoas que morreram na cerca elétrica?
Isto ocorre porque, pessoas não profissionais ou inconsequentes, instalam verdadeiras gambiarras (muitas vezes com consentimentos do proprietário do imóvel). São instalações clandestinas que utilizam-se da rede de energia elétrica direta do imóvel sem o uso de uma Central de choque homologada. Desta forma a cerca possui amperagem ou corrente de carga como dito antes, por se tratar de uma ligação direta a rede de força. Estas pessoas correm o risco de serem processadas por homicídio doloso.

A cerca é uma das melhores opções para inibir invasores

A cerca é uma das melhores opções para inibir invasores (Foto: impresso.em.com.br)

3. O consumo de energia da cerca elétrica aumenta muito o valor da minha conta ?
Não. Este é mais um mito criado, o consumo de uma central de choque é de 3,6 Kw mês, isto equivale a um consumo menor que um radio relógio.

4. Se acabar a força do imóvel, fico desprotegido ?
Não. Todo sistema de cerca elétrica deve possuir uma bateria de emergência, ela funcionará com um no-break e manterá o sistema funcionando por até 12 horas.

A cerca ainda funciona mesmo quando a energia acaba

A cerca ainda funciona mesmo quando a energia acaba (Foto: Jornal Extra)

5. Se cortarem o fio da cerca elétrica, também fico desprotegido ?
Não. Atualmente os sistemas de cerca elétrica possuem um dispositivo de proteção contra cortes. este dispositivo monitora todo o circuito do perímetro através de resistores, quanto há um corte a central de choque detecta e dispara uma sirene acoplada, inibindo o intruso.

6. É possível burlar a cerca elétrica ?
Sim. Porém isto requer um certo conhecimento e é muito difícil de acontecer, simplesmente porquê dá trabalho e leva tempo, o que o intruso não quer que aconteça.

7. Existem leis sobre a instalação e uso da cerca elétrica ?
Não. Atualmente não existe uma legislação específica que trata sobre o tema, porém alguns municípios aderiram a normas técnica internacionais como: instalação á uma altura minima de 2,20 metros do piso, utilização de placas de advertência a cada 10 metros, uso obrigatório de uma central de choque eletrificadora compatível e homologada, contratação de uma empresa especializada.

Residência protegida como cerca elétrica

Residência protegida como cerca elétrica (Foto: ligredearacaju)

8.. Qual o nível de eficácia e segurança que a cerca pode proporcionar ?
Em recente pesquisa feita pela ABESE (Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica) a cada 100 imóveis com sistemas de segurança 98 não sofreram mais tentativas de intrusão;. Sendo assim podemos concluir que se trata de um equipamento de alta eficiência inibidora e muito segura.